Substâncias Químicas

(Em construção)



BENZENO
C6 H6
Sinônimos: benzol, ciclo-hexatrieno, bicarbureto de hidrogênio, nafta mineral. CAS nº 71-43-2, nº ONU 1114.
Aspecto:

Líquido incolor, odor característico dos hidrocarbonetos aromáticos. Quando misturado com tolueno e xileno costuma receber a denominação comercial de Benzol.
Não confundir com benzina, que é uma mistura de hidrocarbonetos alifáticos (pentano, hexano e heptano) com tolueno, xileno e benzeno.
Principais usos: Usado na produção de alcool anidro (como azeótropo), produção de detergentes, solventes e produção de várias substâncias químicas, tais como anilina e fenol. Já foi usado como combustível automotivo, na europa, misturado à gasolina.
Propriedades: O benzeno é insoluvel em água, mas é miscivel com todos os solventes orgânicos.
O benzeno evapora-se a 5.5° C
Ponto de ebulição atmosférico: 80.1° C
densidade: 0.88 (a 20° C ).
Riscos de incêndio e explosão:
Os vapôres de benzeno são explosivos. Na forma líquida o benzeno é altamente inflamável. A chama do benzeno puro produz fumaça, devido ao seu alto teor de carbono.
Risco Toxicológico: Intoxicação aguda produz irritação de brônquios e laringe, tosse, rouquidão e edema pulmonar.Concentrações maiores, na intoxicação aguda, podem provocar arritimias ventriculares, paralisia e inconsciencia.
É depressor do SNC, causando fadiga, dores de cabeça, tontura, convulsão, coma e morte, dependendo da concentração:
ppm Tempo de exposição Consequencia
25 8 horas nenhuma
50-100 6 horas sonolência, dor de cabeça
500 1 hora irritação de brônquios e laringe, tosse, rouquidão e edema pulmonar
7000 1/2 hora Depressão do Sistema Nervoso Central, convulsão, coma, possibilidade de morte
20.000 5 minutos morte

Na forma de líquido o benzeno é absorvido pela pele, provocando dermatite de contato.
Por ser um forte solvente, provoca bolhas na pele, devido à dissolução de gorduras.
A intoxicação crônica pode provocar anemia aplástica e leucemia aguda.
O benzeno é comprovadamente carcinogênico para o ser humano.
A intoxicação crônica por benzeno tem efeitos hepatotóxicos.
Os seguintes sintomas podem ser indicativos de benzenismo: astenia, infecções repetidas ou oprtunisticas, hemorragias e disturbios neurocomportamentais (cefaléia, tontura, fadiga, sonolência, dificuldade de memorização, etc...)[de acordo com a Instrução Normativa nº 2, de 20/12/95]
Grau de Insalubridade:
O benzeno foi incluido no anexo 13-A da NR 15, item "SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS". O benzeno foi retirado do anexo 11 da NR 15 onde constava com Limite de Tolerância de 8 ppm ou 24 mg/m3, com absorção tambem pela pele e insalubridade Grau Máximo.
O Anexo 13, da NR 15, relaciona as atividades e operações, envolvendo agentes químicos, consideradas insalubres em decorrência de inspeção no local de trabalho. Tendo em vista que existem atividades para as quais se admite o uso de benzeno, incluida a sua fabricação, e que não foi exigida hermetização do processo, deve-se considerar, para essas atividades, citadas no item 3, alínea "c" , do anexo 13-A da NR 15, que há insalubridade de Grau Máximo.

Embora citado no item "SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS" e reconhecido como carcinogênico, a NR 15 não exige hermetização do processo ou operação, de modo a evitar qualquer exposição ocupacional ou contato, por qualquer via, com o benzeno, tal como é exigido para a produção de Benzidina e atividades e operações envolvendo beta-naftilamina, 4-nitrodifenil, 4-amino difenil(p-xenilamina).
Para essas quatro substâncias citadas (benzeno não incluido) é considerado Grave e Iminente Risco qualquer exposição ocupacional ou contato, por qualquer via.
Situações de Grave e Iminente Risco, de acordo com a NR 03, implicam em possibilidade de Embargo ou Interdição.
Foi proibida a utilização do benzeno, a partir de 01 de janeiro de 1997, para qualquer emprego, exceto nas indústrias e laboratórios que o produzem, o utilizem em processos de síntese química, o empregue em combustíveis derivados do petróleo, em trabalhos de análise ou investigação em laboratório (quando não for possível a sua substituição) e como azeótropo na produção de alcool anidro (até a data a ser definida para sua substituição).
Desse modo, em algumas atividades e operações, (por exemplo, na siderurgia) o benzeno tem sua utilização permitida. Para essas atividades, as empresas responsáveis devem elaborar e implantar o PPEOB - Programa de Prevenção da Exposição Ocupacional ao Benzeno (ver anexo 13-A da NR 15).
O anexo 13-A da NR 15 define concentrações de benzeno no ar, chamadas de
VRT-MPT = Valôr de Referência Tecnológico-Média Ponderada pelo Tempo,
que corresponde à concentração média de benzeno no ar, ponderada pelo tempo, para uma jornada de trabalho de 8 horas, obtida de acordo com os requisitos do item 6.2 do anexo 13-A da NR 15.
O item 7 doanexo 13-A da NR 15 estabelece valôres para VRT-MPT variando de 1 a 2,5 ppm.
Contrôle de exposição
O anexo 13-A da NR 15 - Atividades e Operações Insalubres, regulamenta as ações, atribuições e procedimentos de prevenção da exposição ocupacional ao benzeno.
A Instrução Normativa nº 1, de 20/12/95 dispõe sobre a Avaliação das Concentrações de Benzeno em Ambiente de Trabalho.
A Instrução Normativa nº 2, de 20/12/95 dispõe sobre a Vigilância da Saúde dos Trabalhadores na Prevenção da Exposição Ocupacional ao Benzeno.
EPIs: roupas impermeáveis, luvas de PVC, máscara com filtro químico (carvão ativado), óculos.
Recomendações Gerais.
Em caso de contato com a pele, lavar com água e sabão.
Instalar chuveiro e lava-olho nos locais de risco de contato.
Em caso de contato com os olhos, lavar por 15 minutos. Procurar socorro médico em seguida.
Em caso de ingestão recente pode ser indicada lavagem gástrica, caso não se consiga induzir o vômito. Prevenir aspiração pelos pulmões. Uso de anticonvulsivantes benzodiazepinicos (diazepam) em caso de convulsões.

E-mail!

Volta ao índice de química