Substâncias Químicas

(Em construção)


ÁCIDO OXÁLICO

Sinônimo: Ácido etanedióico
Fórmula molecular, anidro:
HOOC-COOH
Fórmula molecular, di-hidratado (apresentação comercial):
(COOH)2- 2H2O
Aspecto:

O ácido oxálico, anidro ou di-hidratado, aparece na forma de cristais higroscópicos, translúcidos, incolores. O ácido oxálico anidro é parcialmente solúvel em etanol e outros solventes. O ácido oxálico di-hidratado é parcialmente solúvel em água, em etanol e outros solventes.
Principais usos:

Propriedades :
Anidro:
Massa molar = 90,03
Ponto de fusão = 189,5 ºC
Densidade = 1,901
Di-hidratado:
Massa molar = 126,07
Ponto de fusão = 101,5 ºC
Densidade = 1,653
Sublima-se a 150 ºC
A partir de 160 ºC decompõe-se em ácido fórmico + monóxido e dióxido de carbono + água.
As soluções aquosas de ácido oxálico são sensíveis à luz e ao ar, formando dióxido de carbono.
Sob ação de luz ultravioleta, tanto a forma anidra quanto a di-hidratada , decompõe-se em ácido fórmico e dióxido de carbono.
Pode reagir violentamente com fortes agentes oxidantes.
Riscos de incêndio:
Na forma de poeira em suspensão no ar pode ser origem de incêndio s e explosões, por efeito do calor ou fontes de ignição.
Durante a combustão há emissão de fumos tóxicos, devendo ser usados aparelhos respiratórios autônomos e vestimenta isolante, no combate ao fôgo, com água sob pressão. O produto da combustão é caustico para a pele.
Risco Toxicológico:
Intoxicação aguda.
Puro ou em soluções concentradas, produz lesões imediatas nos tecidos, as quais agravam-se progressivamente. As soluções diluídas tambem são cáusticas, mas as lesões demoram mais a aparecer.
A ingestão provoca dores na boca, retroesternais e abdominais, vômitos, as vezes sanguinolentos. Hipocalcemia aparece na hora seguinte à ingestão, provocando parestesias, convulsões e perturbações na condução e repolarização cardíacas.
Lesões digestivas após 4 a 12 horas da ingestão, podendo haver perfuração esofagiana ou gástrica, nos dias seguintes à ingestão.
As intoxicações mortais, nos adultos, ocorrem, em geral, para ingestão a partir de 30 g de ácido oxálico.A morte geralmente é precoce, decorrente de perfuração digestiva, hemorragia maciça ou parada cardíaca por fibrilação ventricular ou assistolia.
Exposição a aerosóis de ácido oxálico provoca irritação das mucosas oculares e respiratórias. As lesões , mesmo após a interrupção da exposição, continuam a evoluir.
Projeções oculares de ácido oxálico não produzem dor imediata, exceto em caso de soluções concentradas. A dor aparece após um intervalo de alguns minutos a algumas horas, podendo a lesão evoluir para necrose, se não houver tratamento adequado.
É possível ocorrer intoxicação sistêmica, após contaminação cutânea extensa.

Intoxicação crônica.
Sintomas : Lesões cáusticas, unhas quebradiças e enegrecidas, astenia, ansiedade, irritabilidade, vômitos, emagrecimento, tosse, pele sêca.
A oxalase é uma doença metabólica e caracteriza-se por perturbações da condução cardíaca, neuropatia periférica, depósitos de oxalato de sódio em todos os tecidos, nefrocalcinose, insuficiencia renal, danos articulares, litíases urinárias oxálicas, osteomalácia, hiperparatiróide secundária.
Recomendações Gerais.
Proteger dos raios solares, de fontes de ignição e calôr. Não armazenar junto com produtos oxidantes e inflamáveis. Deve existir hidrante próximo ao local de armazenagem.
Usar luvas ,vestimentas, óculos e proteção respiratória.
Recomendar o uso de óculos protetores aos portadores de lentes de contato.
Lavar vestimentas e EPIs, após o uso.
Observar higiene corporal rigorosa, lavando as mãos e o rosto antes das refeiçoes, e tomando banho, com troca de roupas, após o turno de trabalho. Instalar chuveiros e lava-olhos, nos locais de trabalho.
Em caso de contato com a pele, lavar imediatamente com água em grande quantidade.Retirar as roupas sujas.Aplicar cloreto de cálcio ou gluconato de cálcio, em compressas
Em caso de ingestão, não induzir o vômito. Encaminhar , com urgência , ao hospital, se possível em ambulância equipada para reanimação. Na espera por socorro, fazer a vítima ingerir cloreto de cálcio, a 5 %.
Não despejar resíduos no esgoto.
Etiquetar recipientes de acordo com a NR 26.


Volta a seção principal de Química

E-mail!